Neuroma de Morton
- Dr. Luiz Eduardo de paula
- 1 de nov. de 2023
- 1 min de leitura
O neuroma de Morton é uma condição comum que afeta principalmente mulheres adultas. Diversas causas são propostas para o problema, envolvendo traumas repetitivos crônicos, isquemia (circulação inadequada), aprisionamento e bursite. O nervo digital comum e seus ramos no terceiro espaço interdigital são os mais comumente afetado.
O diagnóstico é feito através de história e exame clínico, mas pode ser auxiliado por exames de imagem como ultrassonografia e ressonância magnética, geralmente sendo reservados para casos que há outra suspeita diagnóstica ou quando apresenta múltiplas lesões.
Classicamente, uma dor ardente ou choque é localizada entre o terceiro e quarto metatarso na região plantar, embora possa ocorrer em outras regiões da região anterior do pé. Ocasionalmente, esta dor pode irradiar para o dedos dos pés e estar associado a formigamentos. A dor é agravada ao andar com sapatos de salto alto e bico fino. No exame clínico especial atenção deve ser dado para a marcha pois a pronação excessiva pode ser um fator desencadeante.
Atualmente as estratégias de tratamento não operatório incluem modificações no calçado, órteses personalizadas e injeções com agentes anestésicos locais e esteróides. O tratamento cirúrgico (descompressão nervosa ou neurectomia) pode ser utilizado para casos refratários.
コメント